Thursday, December 14, 2006

Tempo de festa

E de prosperidade.

Tempo de amor

E de felicidade.


Assim é o Natal que eu conhecia

Assim é como eu quero vivê-lo.

Mas sem ti nada será igual

E o Natal já não será Natal.

Tempo apenas de presentes e prendas,

O Espírito Natalício é deixado para trás.

Tempo de publicidade enganosa,

E o espírito é apenas comercial.

Assim é o Natal que eu agora conheço

Assim é como eu não quero vivê-lo.

Mas sem ti nada será igual

E o Natal já não será Natal.

------------------------------------------------------------------------------------------------

As férias do Natal estão à porta, o que antigamente significaria, que por esta altura já andava eu ansiosamente pelo dia 24, mas propriamente pela meia-noite. Contudo, agora vejo que aquilo que eu esperava ansiosamente não era exactamente a meia-noite, mas sim a maneira como eu passava até essa hora. Sinto falta dos filmes que há dez anos (mais coisa menos coisa) davam por esta altura, como por exemplo E.T, e aquele desenho animado de um pequeno rato que vivia no Oeste, que agora não me estou a lembrar do nome. Do estar reunido com a família, conversar, “discutir”, rir, sorrir, ficar cheio de sono mas não querer dormir por estar a adorar a noite, e depois sim, as prendas, ver se ganhei o que pedi ao Pai Natal, a minha mãe ao telefone a falar com ele a ver se estava perdido, porque já era meia-noite e a bicicleta que tinha pedido ainda não tinha chegado, o descobrir que ela estava à porta de casa.


Agora para onde quer que olhe só publicidade da Leopoldina, da boneca que berra, da boneca que anda, da boneca que faz algumas necessidades, do carrinho da boneca que berra, do carrinho de outras bonecas, do Action Man, do carro deste, do Spider-Man, do “não sei quantos” Man. Pergunto-me se alguém perguntar a um miúdo hoje em dia se sabe porque é Natal se ele saberá dar a resposta certa, talvez até diga que é Natal porque foi o dia em que nasceu o Action Man… Não sei. Hoje em dia já não sei de nada… "Sou aquele que sabe nada e que não sabe tudo"

Cada vez mais o Natal perdeu o seu significado e o tal Espírito natalício, para passar a ser um feriado comercial com o tal espírito comercial.

 
posted by Untitled at 9:59 PM |


4 Comments:


At 12:12 AM, Anonymous Anonymous

o natal só tem o significado que lhe damos... tenho uma certa pena de nunca lhe ter dado muito, nem ao tal convivio nem ás tais prendas... os desenhos animados smp me animaram é verdade... lol mas o natal em si para mim é como outro dia qualquer... uma questão de habito... mas vais ver que este natal ainda te trás alguma coisa especial... pode ser que não seja a boneca que berra nem os seus varios carrinhos ou nem se quer o action man... mas smp se arranja qualquer coisa...

kisses**

(ainda n me esqueci de ti.. sorry pela demora! a serio sorry....)

 

At 8:09 PM, Anonymous Anonymous

É verdade.
Por muito q custe tenho d concordar...
Qd era pequena o Natal era vivido em família e o convivio era o mais importante (e era msm, não estou a dizer isto só pra 'ficar bem'). Sempre gostei bastante d ter a familia ao pé d mim, dos sorrisos e das histórias q trocávamos; do fartote de rir q era a noite toda... Claro q tb adorava receber prendas (qual é o miudo q n gosta?), mas o mais importante era sem dúvida tê-los tds ao pé d mim.

Hj em dia sei que não é bem assim. Embora não queira generalizar, claro!
Mas o importante é q o Natal nunca deixe d ser considerado uma época mágica pelas crianças... Enqt elas acreditarem no Pai Natal e neste espírito magico serão felizes. :)*

 

At 9:46 PM, Anonymous Anonymous

Vamos ver...Como sera o nosso natal este ano?

O que eu peço sempre e para que seja diferente do outro ano, tirando o convivioas felhozes e o bacalhau tambem...Se n exestisse prendas no natal nem pai natal será q dariamos o mesmo significado ao natal?Tirando a publicidade enganosa q enganam as crianças ao dizer que um determinado brinquedo faz isto e aquilo e q se da a entender q se n tiveres esse brinquedo seras desprezados pelos que o têm(quero tb dar os parabens ao Noddy k ja tem uma secçao inteira no jumbo so para ele...)

O natal tb tem o seu lado positivo,é a altura onde as pessoas "custumam" partilhar mais...Está em "" pois a partilha nunca é em demasia..e existe pessoas que "sobrevivem" disso mesmo...

Se o Natal n perder o seu significado(ternura,carinho,familia e Solidariedade) entao posso afirmar que o natal vale a pena.

 

At 7:43 PM, Anonymous Anonymous

é verdade....cada x ha menos daquele espirito natalicio, lembro m tao bem das brigas c o meu irmao sobre se o pai natal me ia dar o k keria ou n, de andarmos a pancada na noite d natal( a verdade é que inda hj andamos), daquela magia quando se aproximava a meia noite.....hj em dia as crinaças nao sabem o que é o verdadeiro espirito natalicio, o tar c a familia no quentinho daquela maneira que só se esta 1x por ano.....o espirito natalicio foi subtituido por 1 espirito consumista, em ha maior preocupaçao com prendas do que propriamente com que se ama....
e cada x mais sao eskecidos akeles k por algum motivo n tem 1 natal feliz como grande parte d nos......
eu nunca mais ficarei ansiosa por 1 barbie bailarina como outrora :D
beijinhos
sandra